Depois de algumas meninas me fazerem perguntas e depois de no Facebook me terem dito que era boa ideia, acho que chegou a altura de abordar o tema "parcerias" aqui no blog, por uma questão de clarificar tudo o que se passa neste blog e esclarecer qualquer dúvida e curiosidade que possam ter sobre o assunto.

O meu blog ainda é pequeno, ainda tem muito que crescer e eu farei por isso. Tenho pouco mais de duzentos seguidores aqui e pouco mais de mil seguidores no Facebook. O que para mim são números perfeitamente razoáveis mas que eu sei que levam muita gente a questionar-se como é que é possível, então, que eu já tenha parcerias com algumas marcas.

A verdade é que não é assim tão difícil de conseguir. Requer algum trabalho e dedicação, sim, mas acho que quando é uma coisa que gostamos de fazer, não custa nada e é sempre bom recolher algumas coisas extra por fazermos uma coisa que gostamos fazer.


No meu caso, já fui contactada por marcas, como a Firmoo, que me fez a proposta de parceria. Eu recebo 5$ por cada post que fizer a falar deles. Isto equivale mais ou menos a 3,80€, o que não é muito mas muitas pessoas podem considerar injusto o facto de eu receber esse dinheiro. Digo em minha defesa que o dinheiro que tenho recebido, apesar de já ter sido gasto em coisas para mim, foi maioritariamente investido na promoção de giveaways aqui no blog e no Facebook, como a Super Summer Giveaway ou a giveaway de um bilhete para o Optimus Alive e outras tantas que ainda aparecerão por aqui (e que já estão no forno!).

Já recebi também um e-mail de uma rapariga, que tem um projeto fofinho e que se ofereceu para me enviar algumas peças feitas por si para que eu falasse delas aqui no blog, o que acontecerá, eventualmente, quando eu receber as peças.

Por outro lado, nem tudo é tão linear e simples quanto receber um convite de uma marca. Muitas vezes (e na maioria delas, no meu caso) temos de ser nós a tomar iniciativa e a enviar um e-mail para as marcas, que normalmente ao fundo das suas páginas até têm um link que diz "Fashion Bloggers" e onde se encontram informações de como conseguir a parceria.

Temos de tentar realçar as nossas qualidades, explicar porque é que gostávamos de ter a parceria, o que é que a marca ganharia com isso e o que é que nós gostaríamos de ganhar em troca, apesar de isso ser quase sempre estabelecido pela marca.

Foi o que eu fiz com a Oasap, com a Romwe e com a Sheinside.

A atitude e a força de vontade às vezes fazem o trabalho todo. Falo por mim, que não atingia o número mínimo de seguidores propostos pelas marcas nos sites deles, mas mesmo assim quis arriscar e consegui safar-me bem!

É importante mostrar alternativas. Podem ser precisos 2000 seguidores no Facebook ou no blog, de acordo com as regras da marca, nós só temos 1000 mas depois temos outras redes sociais em que temos mais. Temos de falar disso, dizer que numa só plataforma não temos assim tantos seguidores mas se as juntarmos todas, temos muitos. E há marcas que dão importância a isso. Após o meu pedido de parceria, a Romwe, por exemplo, pediu-me que eu enviasse todos os links de plataformas online com relação com o blog e nas quais sou ativa (Facebook, Youtube, Instagram, Tumblr, Pinterest etc) e foi isso que me ajudou a conseguir a parceria. Neste momento estou num programa que me permitirá ganhar 10$ para gastar na loja e depois mostrar aqui no blog. Não é muito, mas já é qualquer coisa e grão a grão...

No caso da Sheinside foi diferente. Pediram-me visitas ao site deles, não me pediram seguidores. Isto, para mim, é a melhor forma de avaliar se uma parceria será boa ou não porque muitas vezes o número de seguidores não quer dizer nada, enquanto que o número de pessoas que consegues reencaminhar do teu blog para o site da marca, já quererá dizer qualquer coisinha!

No meu caso, eu tinha de conseguir que 100 pessoas diferentes entrassem no site da Sheinside, através do meu blog, em 10 dias. Consegui superar essa meta em apenas 7 dias e foi assim que recebi a confirmação de parceria. Em breve, receberei algumas roupas da Sheinside para mostrar aqui no blog.

Isto pode parecer um pouco unilateral, "Ah isso é muito bonito mas só tu é que ganhas, os teus seguidores não ganham nada", mas isso é completamente mentira, visto que as marcas, muitas vezes, e como aconteceu aqui com a Oasap, patrocinam giveaways e sorteios de peças das suas lojas em blogs, o que vos dá a vocês, seguidores, a hipótese de ganhar também alguma coisa.

Posto isto, acho que as parcerias nos blogs não devem ser desvalorizadas ou vistas como "Ela está a usar o blog e a usar-nos a nós para receber coisas de graça", quando não é bem assim. É claro que é bom receber roupas e coisas novas, também não sejamos hipócritas, mas daí a isso ser injusto ou daí a isso ser "usar os seguidores", vai uma grande distância e eu quero que vocês, seguidores deste blog, saibam que essa não é, de todo, a minha intenção. Quero que estas parcerias que tenho sejam boas para o blog, ou seja, tanto para mim, como para vocês.

Se tiverem alguma questão que queiram colocar, estão à vontade, terei todo o gosto em esclarecer as vossas dúvidas e desculpem lá o post longo, mas acho que tinha mesmo de ser! :)


14 Comments

  1. vou te enviar um mail agora fofinha ^^

    ResponderEliminar
  2. Quantos seguidores tinhas quando estabeleceste a tua primeira parceria? Eu gostava de estabelecer a minha primeira parceria, só que tenho pouco seguidores... Vou ter que esperar que o blog cresça mais um bocadinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha primeira parceria foi com a Firmoo e deveria ter à volta de 150 seguidores aqui no blog. Nas seguintes, já tinha entre 190/200 e mais likes no Facebook :)

      Eliminar
  3. Um post que pode ajudar aquelas meninas que estás agora a começar, muito bem! :)

    SHE WALKS Blog

    ResponderEliminar
  4. Esclareceste-me as minhas dúvidas, muito obrigado querida!

    ResponderEliminar
  5. Óptimo post!!! Pode ser que sirva para algumas meninas tirarem dúvidas (e parece que já está a funcionar) :)

    Eu estou nos 2 lados... no de blogueira e no de empresa, por isso conheço mais ou menos os 2 lados da moeda...

    Gostei, sim senhora :) ***

    Kiss Kiss

    Mia

    http://loja-fashionland.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É a primeira vez que leio um post a explicar como funcionam estas coisas das parcerias. Acho que foste muito aberta e transparente. Por outro lado, acho que fazes lindamente em aproveitar. Toda a gente gosta de receber coisas/dinheiro. Não sei se há pessoas a criticar-te, mas o facto de teres feito este post leva-me a crer que haverá. Tenho quase a certeza que, se há pessoas que te criticam, se estivessem no teu lugar fariam o mesmo.

    Mais uma vez, fazes muito bem em aproveitar. Não estás a aproveitar-te dos seguidores, e isso nota-se até pelo facto de fazeres muitos posts sem publicidade nenhuma, e outros posts em que mostras os teus outfits e falas de marcas que não te patrocinam.

    Gostei muito de ler o post, não fazia ideia como essas coisas funcionavam, acho que foste directa e verdadeira, e não te preocupes com o resto ;)

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito de ler sobre as parcerias, realmente deve fazer muita confusão para quem não está dentro deste mundo da blogoesfera e certamente que existem pessoas que não compreendem ou criticam. Obrigada por esclareceres as dúvidas, e mais uma vez digo que aprecio a tua sinceridade e o teu óptimo empenho no blog :)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que não há problema nenhum em ter parcerias. Porque não se ambos os lados ficam a ganhar?
    Eu também estou nesse tipo de parceria com a Romwe e até agora já ganhei alguns freebies mas é pelo programa de afiliados. No teu caso também é?
    E isso é algo constante que sei lá todas as semanas te enviam os freebies e novas promoções para falares sobre elas?
    Só estou a perguntar para saber se é igual ao tipo de parceria que tenho mas se achares as perguntas incómodas não há problema em não responderes :)

    ResponderEliminar
  9. Já fiz algumas parcerias com lojas do fb e não ganhei nada com isso, enquanto que há pessoas que fizeram com essas mesmas lojas e ganharam produtos.
    Acho que é muito relativo e depende da forma como abordamos o tema.
    Já as lojas interacionais pelo que vejo parecem estabelecer uma relação de igualdade e promovem mais os seus produtos dessa forma, não vejo qualquer tipo de problema, ficam todos a ganhar.

    Acho que só se queixa quem não tem parcerias nem recebe nada em troca, quanto mais não seja arranjar uma forma de promover o blogue,

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. BTW, também entrei em contacto com a sheinside e infelizmente acho que não consigo as 100 visitas :/

    Esqueci-me de referir mas gosto bastante do novo design do blog, *

    ResponderEliminar
  11. Bem depois de muito tempo a questionar-me de como isso funcionava e de já saber algo dobre os rodapés das lojas online com o dito "Fashion Blogger" vim descobrir realmente o que tenho de fazer, muito obrigada!
    Gostei bastante do post, porque embora ainda esteja na fase inicial do meu projecto gosto de estar informada sobre estas coisas, para mais tarde poder eu mesma arriscar.
    Obrigada gostei bastante do teu blog!
    (Vou seguir)

    ResponderEliminar

Aqui são bem vindas todas as pessoas, à partida. Aqui lêem-se todos os comentários e aprecia-se cada um deles, sejam eles elogios fofinhos ou críticas (fundamentadas!). Aqui respondem-se a todas as perguntas diretamente nesta secção de comentários. Aqui são bem vindos os links dos vossos blogs, depois de lerem o meu post.

Esta caixa de comentários é moderada.

Aqui não há lugar para publicidade descarada. Aqui não há lugar para comentários racistas, homofóbicos, sexistas e preconceituosos de uma forma geral. Todas as pessoas que venham para aqui com intenções de me ofender a mim ou a algum dos meus leitores estão amigavelmente convidadas a abandonar este espaço. Aqui não há faltas de respeito.