Há uns tempos decidi que queria adotar um estilo de vida mais saudável mas a verdade é que eu sou uma lontra preguiçosa que adora falar mas fazer 'tá quieto. Fazer exercício físico dá trabalho. Não comer doces e porcarias dá (muiiiiito) trabalho. Beber quase dois litros de água por dia dá trabalho. Muito trabalho. E eu sou uma pessoa que não gosta(va) de ter esse tipo de trabalho porque ficar no computador a ganhar celulite no rabo enquanto enfardo aí uns 37 pacotes de bolachas é muito mais giro.

A verdade é que me faltava motivação mas depois de ver que este ano tantas bloggers estão a apostar num estilo de vida mais saudável, senti que podia "aproveitar a boleia".


Algumas das bloggers que sigo, como a Nádia e a Alexandra, fizeram posts extremamente motivadores nos seus blogs. Não foram posts daqueles que me fazem pensar "Epá, se calhar até era giro começar a beber muita  água e cortar nos chocolates" mas no dia seguinte estar a comprar mais uma tablete de Milka. Não. Foram posts que me fizeram abrir os olhos, que me fizeram pensar que "Eu preciso disto e vou fazer". E vou. E estou.

"Ah, oh Carolina, mas tu és magra, podes comer o que quiseres e não precisas de fazer exercício!". Incorreto. Sou magra, pois sou, mas não sou a pessoa mais saudável do mundo precisamente por ter comido demasiadas vezes o que me apetecia e fazer demasiadas vezes também aquilo que tinha vontade de fazer: ficar a vegetar no sofá. Tenho as minhas defesas sempre no mínimozinho. Constipo-me facilmente, principalmente nesta altura do ano. Se tiver de subir um lance de escadas, a meio já vou com a língua de fora (e este semestre tenho muito que subir e descer na faculdade). E uma tartaruga com gripe é capaz de ter mais força numa pata do que eu nos dois braços. Eu não sinto que esteja a potencializar, digamos assim, todas as minhas capacidades.

Então acontece que há uns tempos aqui a Maria começou a trabalhar num "livro" de exercícios e todas as semanas existe uma página nova com dicas para seguir. Estas páginas são feitas por ela, com algumas fotografias e desenhos seus, o que torna tudo muito mais amoroso. O facto de serem coisas bem simples de cada vez, ajuda a manter a vontade de continuar o plano. Obviamente que eu aproveitei esta deixa e já estou a seguir o plano da Maria. Estou na segunda semana. Eu prefiro imprimir as páginas mesmo para me obrigar a olhar para elas todos os dias, mas vocês podem seguir tudo no vosso computador. Deixo-vos as primeiras páginas para que tenham uma ideia:

(cliquem nas imagens para aceder diretamente aos posts da Maria)



O meu objetivo é, acima de tudo, começar a sentir-me saudável e começar a sentir que o meu corpo e mente (porque parecendo que não, isto está tudo ligado) estão a funcionar a 100%. Quero também tonificar algumas zonas do meu corpo, como a barriga e o rabo, que já viram melhores dias, ahah.

Para referência futura, neste momento estou com 51kg (para 1,63m), 66cm de cintura e 93cm de anca. Daqui a uns tempos volto a fazer o update, só para ir registando as alterações que for verificando.

Com isto, não quero incentivar-vos a perder peso nem estou a dar-vos "medidas ideais" nem nada que se pareça. Eu sei que isto é um grande cliché, mas o importante é que se sintam bem dentro de vocês próprias

Se querem perder peso, percam por vocês, da mesma forma que se querem tonificar certas zonas do vosso corpo (como eu quero) e perder uns centímetros de anca e/ou cintura, façam-nos por vocês, não pelos outros. O que eu quero é incentivar-vos e, de certa forma, desafiar-vos a todas a assumir um estilo de vida mais saudável. Porque toda a gente precisa. E porque afinal não custa assim tanto. Não dói. E convenhamos, se eu consigo, toda a gente consegue, a sério! :p

Então, alguém desse lado a pensar seguir o plano da Maria ou outro? Têm alguma dica que queiram deixar? E há por aí alguém que já tenha feito algo do género? Deixem comentário com as vossas experiências! :)


11 Comments

  1. Tenho que admitir que a minha alimentação não é de todo das melhores...embora já tenha sido pior :X No entanto bebo muita água, e já vou fazendo bicicleta diariamente ...tem que ser aos poucos :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Adorei o fim, adorei mesmo... afinal de contas temos que cuidar de nós porque gostamos de nós mesmos e não porque a sociedade se impõe e tem preconceitos. ^^
    Amei o livro da Maria e vou ver com mais atenção. Obrigada pela partilha!
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Passa nos meus cantinhos.
    http://diariodumanovata.blogspot.pt/
    http://pieces4knowledge.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ahah, aqui em casa também é assim :)
    Eu também sou assim... Preguiçosa e que não quer nada senão chocolates e guloseimas... Ando desde do verão a dizer: Vou correr 15 minutos para aumentar a minha resistência e para perder um nada da gordura das pernas... Ah, e também fazer um exercícios para os abdominais e para perder o que tenha à mais na barriga! E ainda não fiz nada disso... Espero começar a correr em breve quando o bom tempo chegar e já comecei a cortar nos chocolates e porcarias, vamos lá ver se isso dura x)

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou uma preguiçosa enorme, mas ando a tentar mudar os hábitos. Inscrevi-me na dança e tenho andado a fazer caminhadas/corridas :)
    O pior é alimentação, não abdico de certas coisas, mas tenho tentado inserir outras mais saudáveis.

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Fico contente por te ajudar, nem que seja um bocadinho *-*
    <3

    ResponderEliminar
  6. Eu que tinha o hábito ir correr agora tenho estado bem parada, mas com a melhoria do tempo talvez comece a ganhar o hábito outra vez. Mas boa sorte e que cumpras o teu objectivo! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Podes ser magra, mas também podes e deves cuidar de ti. Gostei.

    ResponderEliminar
  8. Eu também quero começar a fazer exercício e ando a seguir as óptimas dicas da Maria! Realmente inspiram-nos a todas para fazer exercício, o que é muito bom!

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre me importei em ser ativa e fazer exercício mas ultimamente tenho levado mais a sério o exercício e alimentação saudável e os resultados compensam :)
    O meu último post é sobre exercícios para abdominais se estiveres interessada :)

    ResponderEliminar
  10. sempre fiz muito exercício mas com a faculdade fiz uma pausa. Agora voltei ao activo :) vamos ver como corre!

    **
    heart-sease.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. também já dei os parabéns à Maria pela iniciativa :)
    *******
    HF
    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Aqui são bem vindas todas as pessoas, à partida. Aqui lêem-se todos os comentários e aprecia-se cada um deles, sejam eles elogios fofinhos ou críticas (fundamentadas!). Aqui respondem-se a todas as perguntas diretamente nesta secção de comentários. Aqui são bem vindos os links dos vossos blogs, depois de lerem o meu post.

Esta caixa de comentários é moderada.

Aqui não há lugar para publicidade descarada. Aqui não há lugar para comentários racistas, homofóbicos, sexistas e preconceituosos de uma forma geral. Todas as pessoas que venham para aqui com intenções de me ofender a mim ou a algum dos meus leitores estão amigavelmente convidadas a abandonar este espaço. Aqui não há faltas de respeito.