Este semestre tive 5 cadeiras mas apenas uma delas era diretamente relacionada com a Sociologia em si. Introdução à Sociologia era o nome dessa cadeira.

Acontece que consegui fazer todas as cadeiras à primeira com notas até razoavelmente boas... menos uma (até Economia eu consegui fazer, o meu orgulho deste semestre, sem dúvida). Houve uma cadeira à qual eu não consegui passar no exame de época normal que foi, precisamente, a cadeira de Introdução à Sociologia.

Qualquer pessoa, neste ponto, repensaria as suas opções e chegaria à conclusão óbvia de que estava no curso errado. Afinal, quem é que vai para o curso de Sociologia mas chumba à cadeira de Sociologia? Eu. E quem é que, chumbando à cadeira de Sociologia, se mantém no curso de Sociologia? Eu. Carolina, a deusa da lógica.


Lá pensei "bem, isto não há-de ser assim tão mau, vou a recurso". E a recurso eu fui. E sim, foi assim tão mau. Metade do exame foi, literalmente, passado a rir, que era mesmo para não chorar (como fez uma das raparigas). A verdade é que eu até me tinha esforçado, tinha estudado os textos todos e até sabia os nomes e as teorias de um molho de sociólogos (nada mais que a minha obrigação), mas com a folha de exame à frente não me saía nada. NA-DA. Pus-me a fazer aquilo que faço de melhor, que é cuspir todas as baboseiras que me vêm à mente para a folha de rascunho. Literalmente tudo o que me vinha à mente, incluindo desenhos de corações, pirâmides egípcias e olhos vesgos. Carolina, a deusa da perda de tempo.

Depois, sem muita confiança, lá comecei a tentar estruturar as minhas respostas na folha de exame e a meter para lá coisas que, sinceramente, nem sei onde fui buscar. Mas como ocupavam espaço, a folha até parecia mais compostinha. Carolina, a deusa da palha.

Entreguei o exame ao fim de uma hora. O exame era para duas horas. Saí da sala a dizer "bem, para o ano há mais!". Vergonhoso, eu sei, mas ao menos sou honesta.

Nunca mais pensei no assunto e já estava mesmo mentalizada de que para o ano ia ter uma cadeira a mais, até que há uns minutos atrás recebi no e-mail a nota do exame de recurso. Tive 11. Fiquei com a cadeira feita. Consegui fazer Sociologia. A nota não é grande coisa, mas juro-vos que é um 11 com sabor a 20. Estou aqui feliz da vida e acho que ainda nem acredito bem que consegui mesmo fazer as cadeiras todas. Carolina, a deusa da sorte.

Agora vou só ali dizer a toda a gente que se calhar, afinal Sociologia até é a minha cena. Ninguém me vai levar a sério, mas vamos auto-enganar-nos e acreditar que sim. Também é o primeiro semestre do primeiro ano, tenho muito tempo para treinar a socióloga que há em mim, certo?


16 Comments

  1. Obrigado :) é uma boa ideia, posso fazer sim ^_^
    Beijinhos grandes <3

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu compreendo :)
    Mas estou realmente ansiosa por ter a minha 1ª aula de condução. Espero que corra tudo bem contigo :D

    ResponderEliminar
  3. Eu que estava em Comunicação e Relações Públicas e andei até ao último ano para fazer Teoria e História das Relações Públicas.. A cadeira englobava todo o curso, eu fazia tudo, mas chegava aquela e caia de cabeça.. Mas consegui! Vais ver que vais ser uma grande socióloga.

    ResponderEliminar
  4. Ahah, eu não fui :) A minha turma decidiu fazer um churrasco em vez de ir no desfile ;)
    Talvez até Sociologia seja mesmo a tua cena!

    ResponderEliminar
  5. certo!Também tenho uma cadeira que me tortura mas esta ao contrário da tua, não tem nada a ver com o curso. Enfim, vamos lá ver se me safo!

    Já te estou a seguir! escreves muito bem :)
    **
    heart-sease.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu estou num nível acima, deixo a folha de rascunho e digo só merda pra folha de exame. Afinal, há que estabelecer prioridades =]

    ResponderEliminar
  7. Oh como eu te compreendo, ainda estou a espera do resultado do meu exame de recurso! Vamos la ver...

    beijinho
    Adriana S'

    ResponderEliminar
  8. Não te preocupes com isso, eu sou uma arquitecta que chumbou a desenho, e desenho seria provavelmente o mais sagrado dos artefactos dos arquitectos, sou também uma arquitecta que faz maquetes nojentas. Todavia, sou arquitecta, de papel passado e isso ng me tira! e guess what? adoro ser arquitecta e sei que é isso que eu quero fazer sempre :) Parabéns pelas cadeiras todas! :)

    ResponderEliminar
  9. Que dê um passo em frente o estudante que nunca tirou um 10 que festejou como se fosse um 20 bem redondo :)

    Beijocas
    Dona Ju

    ResponderEliminar
  10. Se escreveste palha e mesmo assim tiveste um onze, é porque Sociologia é "mesmo a tua cena" :D
    Parabéns pelo resto das notas <3

    ResponderEliminar
  11. Espero que dia 16 seja um dia maravilhoso *-*

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada pelas sugestões Carolina...vou tomar nota ihih! :)
    Parabéns por teres conseguido passar, ainda hás de ser uma grande socióloga! xx

    http://day-dreameer.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. que sorte :p
    é preciso força de vontade para fazer as coisas! se gostas realmente de Sociologia então às de conseguir acabar o semestre com as notas que pretendes ter!
    adoro o teu blog! acho te super engraçada :)
    segui*
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Deixa lá que eu estou num curso de gestão turistica, fiz o 12 num curso profissional de turismo e sabes qual foi a minha pior nota este semestre? Um belo 10 a introdução ao turismo.
    Parece que é sina :p

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. O que eu me ri... adorei a forma como escreves, perfeita! *_*
    E parabéns pelo 11, sei bem qual é essa sensação. Estou num curso de computadores e já fiz as cadeiras todas de física, matemática, lógica, tudo, menos as de computadores (ok, já fiz algumas mas graças a muito esforço e a muitos trabalhos que os meus colegas de grupo fizeram). Este ano tive Redes de Comunicação, saber como os computadores funcionam por dentro, e quando soube que tirei 10 (que mais tarde subiu para 11 no gabinete do professor) até pulos dei no meio da 1ª aula deste semestre. Tinha o prof a dar a aula e a olhar para mim porque andava a bater palmas de felicidade. Andei o dia todo aos pinchos, por causa de um 10! xD
    Boa sorte para o curso! ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Segue-me! http://diariodumanovata.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Isso não significa nada! Conheço professoras de matemática que chegaram a tirar negas na escola. Isso é tudo muito relativo, depende de vários factores. Lá por teres má nota não implica que sejas má nisso. Aposto que vais ser óptima! ;)

    ResponderEliminar

Aqui são bem vindas todas as pessoas, à partida. Aqui lêem-se todos os comentários e aprecia-se cada um deles, sejam eles elogios fofinhos ou críticas (fundamentadas!). Aqui respondem-se a todas as perguntas diretamente nesta secção de comentários. Aqui são bem vindos os links dos vossos blogs, depois de lerem o meu post.

Esta caixa de comentários é moderada.

Aqui não há lugar para publicidade descarada. Aqui não há lugar para comentários racistas, homofóbicos, sexistas e preconceituosos de uma forma geral. Todas as pessoas que venham para aqui com intenções de me ofender a mim ou a algum dos meus leitores estão amigavelmente convidadas a abandonar este espaço. Aqui não há faltas de respeito.